quinta-feira, 19 de maio de 2011

Você é budista? Então, em quem você acredita?

Ontem perguntaram para mim se eu era budista e em quem acredito: em Buda ou Deus.

Sinceramente, eu não gosto desse tipo de pergunta. Acho que ela empobrece a visão que podemos ter da vida espiritual.

Se não tomarmos cuidado, podemos transformar “eu acredito em...” numa prática de negação e exclusão. É como transformar a vida espiritual num jogo de futebol: se eu acredito no Time A, não posso falar que o Time B joga bem. Isso não faz sentido.

O que eu respondi foi o seguinte: “Eu acredito no amor e na compaixão universais. E para mim, elas aparecem, elas assumem a forma de Buda Shakyamuni”.

Buda ou Deus são nomes. São nomes que representam ou significam algo. E é muito fácil cair na armadilha de adorar nomes. Nomes dividem. Experiências unificam.

Acho que dizer que budista é quem acredita em Buda é muito pouco. Não dá para separar a Jóia Buda da Jóia Darma. Para mim, budista é quem coloca em prática os ensinamentos de Buda. É por isso que Buda falava: “Quem quer ser meu discípulo deve usar sua vida para tentar não prejudicar nenhum ser vivo. Esse é o meu verdadeiro discípulo”.

Em verdade, é nisso que acredito. E acredito em Buda porque ele me ensina como me tornar melhor, como desenvolver minha capacidade de amar e de ter compaixão, como reduzir o meu egoísmo e aumentar meu altruísmo.

Outras religiões fazem isso? Sim, fazem. E de maneiras tão belas como as do budismo. Mas eu prefiro a beleza do budismo. E isso é muito mais do que "acreditar", como popularmente falamos. É entender nossa condição e nosso papel no mundo, e trilhar um caminho espiritual que nos ajude a realizar o que é melhor para o conjunto dos seres vivos.

Um comentário:

  1. é preciso muita habilidade mas é possível
    Buda é o próprio Amor,Compaixão,Paciência,Sabedoria e Tudo o que vem disso...
    Ser Budista para mim é ser todas essas qualidades, caso contrario é só mais um Titulo sem sentido sem siguinificado

    ResponderExcluir