quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sobre um filme: "Homens e Deuses"

Outro dia assisti no cinema um belo filme francês, “Homens e Deuses” (Des Hommes et des Dieux, França, de Xavier Beauvois, 2010).

Conta a história real de sete monges católicos que vivem na Argélia, nos anos 1990. Era um momento difícil para esse país, por conta do extremismo islâmico que estava surgindo.

Esses monges passam a viver cada dia como se fosse o último dia, porque a qualquer momento o mosteiro em que vivem podia ser invadido pelos extremistas.

Um dos monges reza para Deus para que Ele desarme os terroristas. Esse monge pede para que os terroristas sejam desarmados de suas armas e também em seus corações.

Mas pouco a pouco, esse monge percebe que, dentro de si, também há raiva. E então, ele muda a sua oração. Ele passa a rezar: “Por favor, Deus, desarme-me primeiro, e depois desarme eles”.

Penso que, do ponto de vista budista, isso significa a renúncia mahayana.

Por exemplo, “eu quero um mundo melhor, com mais paz”. Em geral, ficamos preocupados com os outros que não deixam o mundo em paz. Mas do ponto de vista da renúncia mahayana, toda falha que vejo fora de mim procuro, primeiro, identificar em mim. O que há em mim que não permite que o mundo seja melhor? O que há em mim que não permite que haja mais paz no mundo? Quanto existe ainda dentro de mim de intolerância ou raiva?

Renúncia é o desejo de parar de sofrer para sempre. Sofremos por causa das nossas falhas. Quando vemos falhas nos outros, podemos transformar isso num ótimo aprendizado, num processo de autoconhecimento profundo: procurar dentro de nós o potencial de tudo o que vemos fora.

A renúncia budista, e em especial a renúncia mahayana, sublinha que temos que ser o que desejamos para o mundo. Se queremos um mundo mais puro, nós primeiro temos que ser mais puros. Se queremos um mundo mais em paz, nós primeiro temos que ter paz.

E os outros? Os outros precisam apenas do nosso amor...

Um comentário:

  1. Sim eu assisti! Fiquei mudo. Silencio. Durante o filme me peguei rezando.... em hebraico!

    ResponderExcluir